quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Mais textos...

Este texto foi produzido conjuntamente com recurso à metodologia de mapa de ideias. Foi posteriormente aperfeiçoado através da utilização código de correcção. O resultado, quanto a nós, é espectacular! :)

A Borboleta

Havia uma borboleta muito colorida, com asas verdes, redondas e bonitas.
Ela vivia num jardim com lindas árvores e erva fresquinha.
Um dia chamaram-lhe insecto… só porque voa no céu, não quer dizer que seja algo tão insignificante como um insecto!! - pensou ela para si.
Mas todos os dias era chamada de insecto o que a deixava muito triste. Então um dia decidiu fugir.
Fugir para uma floresta, mas lá também era chamada de insecto.
Fugiu depois para um pequeno quintal de um agricultor, mas os escaravelhos e mosquitos também a tratavam como um simples insecto.
Até que finalmente decidiu esconder-se na varanda de um apartamento no sétimo andar de um prédio no centro de uma cidade muito movimentada. Pousou numa flor e chorou, chorou, chorou… Ela não queria ser um insecto! Queria ser apenas uma borboleta!
Então algo especial aconteceu! Naquela varanda surgiu uma criança… Olhou para a pequena borboleta e exclamou:
- Mãe! Mãe! Olha que linda borboleta! É uma borboleta! Está uma borboleta na nossa varanda!
Então a borboleta sorriu e voltou a sorrir. De cada vez que a palavra borboleta era dita por aquele menino o sorriso da borboleta tornava-se mais belo e largo.
Ainda hoje a borboleta escolhe cuidadosamente as varandas onde pousa procurando aquelas em que há crianças porque só elas é que vêem o mundo como ele realmente é!
Critiana (6ºC), Gonçalo (6º B) e Carolina (6ºA)